No Dia Mundial da Prematuridade, vem aprender sobre como um bebê prematuro no sling potencializa seu desenvolvimento!
Um bebê prematuro não está nos planos – mas 340 mil bebês nascem prematuros todo ano no Brasil e é preciso pensar na assistência a essas crianças e famílias.
Se o bebê nasce antes da 37ª semana ou com menos de 2,5 kg é considerado prematuro. Os principais cuidados com um prematuro envolvem o ganho de peso, a regulação da temperatura corporal, a capacidade respiratória e digestiva.
Algumas das necessidades do prematuro em casa são solucionadas com o uso do sling – e o conhecido método canguru é extra recomendado para bebês prematuros.
Mesmo após a alta hospitalar, é preciso cuidar especialmente da temperatura corporal do bebê. E é aqui que o sling entra: com o bebê coladinho ao corpo do adulto, o corpinho aprende a se auto-regular; e também fica mais fácil para o adulto perceber qualquer necessidade de intervenção. E com um bom carregador de bebê, o cuidador consegue estar atento ao pequeno enquanto realiza atividades rotineiras.
Bebês prematuros também podem apresentar mais refluxo e outras dificuldades digestivas, e esse é mais um benefício do sling. Com o bebê verticalizado (na melhor posição) a digestão fica mais fácil, e os episódios de refluxo, mais escassos.
Além dos carregadores indicados para essa fase da vida (como o JeniWrap e o JeniSling), o JeniPele é uma ótima opção para usar com bebês prematuros. Nossa camiseta para o contato pele a pele foi criada justamente inspirada no método canguru, para facilitar o contato e o desenvolvimento do bebê.