O que é babywearing?

Você já ouviu falar do babywearing? Vem saber o que ele significa – e como pode te ajudar no dia a dia.

Se você está em grupos sobre slings, já deve ter se deparado com esse termo. Mas o que é babywearing, no real sentido da palavra?

Em uma livre tradução, seria “vestir o bebê” – usar o bebê, carregar o bebê. No final das  contas, babywearing é a arte de bem carregar seu pequeno no  colo, com auxílio de ferramentas – os carregadores.

Tudo começa no nascimento

Depois de semanas de gestação, ele chega para revolucionar uma família. Bebês foram feitos para colo, o embalo, os abraços e os cheiros. O contato é essencial para o desenvolvimento no começo da vida! E por mais que beijos e abraços nunca sejam demais, os braços cansam e muitas vezes, as costas pedem socorro.

Levar os bebês junto ao corpo é a solução ideal e intuitiva. Sociedades orientais e/ou ancestrais utilizavam do instinto para manter os bebês agarradinhos: hoje chamamos isso de carregar tradicional.

Aqui no ocidente, os carregadores de pano se transformaram em solução! Como gostamos de chamar, são ferramentas para uma parentalidade mais consciente e próxima dos bebês, uma verdadeira assistência para o cuidado.

E é esse hábito que chamamos de babywearing. Você pode optar pelo conhecido wrap sling, pelo sling de argolas ou por carregadores estruturados (como o JeniMei e a JeniPhysio). Mas também é possível improvisar: uma canga, uma echarpe bem resistente… qualquer acessório que te ajude a manter os braços livres e o bebê no colo é uma ferramenta de babywearing!

Uma observação importante: como o babywearing não é algo inerente da nossa sociedade, passado de geração para geração, é preciso estudar e reaprender a carregar. É importante respeitar o desenvolvimento físico, mental e emocional dos bebês, dos adultos e prestar atenção à ergonomia, seja qual for o carregador escolhido. Em breve vamos abordar o posicionamento ideal aqui no blog da Jenipano, mas já vale o lembrete: bebê com a barriga voltada para o corpo do adulto, joelhos acima do bumbum (com pernas em M) e coluna arredondada.

Quer saber mais sobre os carregadores e outras informações sobre o mundo do babywearing? Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das nossas atualizações!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Carine Blanc

Carine Blanc

Social Media

Mais lidos

Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categorias

Leia também