Tudo sobre exterogestação

Você sabe o que é a exterogestação? Compreender essa fase da vida do seu bebê pode te ajudar – e muito – durante os primeiros meses.

Exterogestação é uma teoria desenvolvida pelo antropólogo Ashley Montagu. Segundo ela, os bebês nascem extremamente imaturos – se comparados a outros mamíferos. Outros animais já nascem com a capacidade de se locomoverem sozinhos, por exemplo: os seres humanos, não.

Montagu diz que, em média, a duração da exterogestação é de 266 dias: praticamente 9 meses de desenvolvimento fora do útero para que o cérebro do bebê atinja 50% da capacidade que terá na vida adulta. É por volta desse período que o bebê passa a se locomover sozinho (engatinhando) e já tem as habilidades necessárias para levar alimentos à boca.

Algumas outras teorias consideram a exterogestação como os primeiros três meses de vida do bebê. Como a antropologia leva em consideração os marcos de desenvolvimento rumo à menor dependência do bebê em relação aos adultos cuidadores, é nela que nós nos baseamos.

Mas o que isso interfere no dia a dia com um bebê?

Compreender que a exterogestação é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê vai te ajudar a oferecer o que o pequeno precisa. Colo, segurança, aconchego. Logo ele vai querer explorar o mundo por conta própria e compreender que é um ser humano com suas próprias individualidades. Aproveite a exterogestação para oferecer muito colo, embalar o pequeno com a ajuda de um carregador Jenipano e ser a base do desenvolvimento infantil.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Lilian Wiczneski

Lilian Wiczneski

Social Media

Mais lidos

Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categorias

Leia também